Oncologia
Os nossos cientistas assumem uma abordagem rigorosa e abrangente para entender a biologia do cancro e a descoberta de medicamentos.
:quality(90)/)
Desafio
Fizemos grandes avanços na nossa compreensão do cancro, mas é necessário fazer mais.
Historicamente, o cancro foi tratado como uma única doença, mas sabemos agora que existem mais de 200 tipos diferentes, cada um com diferentes comportamentos, taxas de crescimento e fases de progressão. Vários tipos e subtipos de cancro continuam a ser teimosamente difíceis de tratar e ainda existem grandes desigualdades em termos de resultados. Isto, ligado à nossa população em crescimento e envelhecimento, e a factores novos e emergentes (dieta, ambiente, exposição, etc.), constitui um fardo cada vez maior para a sociedade.
A nossa visão final é prevenir e fornecer curas para o cancro sob todas as suas formas. Como não é provável que uma única intervenção o consiga, procuramos compreender de forma abrangente a doença, as suas complexidades e o seu impacto nos pacientes. Ao dar aos nossos investigadores liberdade para explorar a ciência e tecnologia de ponta, aprofundamos o nosso entendimento da biologia e imunologia do cancro, antecipando essa visão de realidade.
Foco
Há mais de 50 anos que desenvolvemos medicamentos e diagnósticos inovadores que ajudam a prevenir, detectar, diagnosticar, tratar e monitorizar o cancro.
Tentamos transformar as vidas das pessoas com cancro, bem como das que as apoiam. O nosso foco reside, portanto, em impulsionar o progresso na prevenção do cancro, aumentar a sensibilização para a doença, desenvolver tecnologias inovadoras de rastreio e diagnóstico, e avançar na nossa compreensão da doença e das suas causas.
Com os nossos principais negócios de produtos farmacêuticos e diagnósticos sob um tecto e um sólido canal de I&D, estamos mais bem posicionados para fornecer cuidados de saúde personalizados do que qualquer outra empresa.
Informação Sobre Cancro
O termo cancro refere-se a um grupo heterogéneo de doenças malignas com uma característica em comum: a divisão descontrolada de células de um órgão ou tecido. Uma massa de células cancerosas designa-se um tumor. O crescimento descontrolado de um tumor resulta na destruição do tecido saudável em redor. A disseminação das células tumorais através do sistema sanguíneo ou linfático pode conduzir à formação de tumores secundários ou metástases, noutros órgãos ou tecidos.
A velocidade de crescimento de um tumor depende da velocidade a que as células se dividem. As células de alguns tumores dividem-se muito rapidamente enquanto que as de outros se dividem lentamente. Para este desenvolvimento é essencial que haja irrigação sanguínea uma vez que é o sangue que transporta os nutrientes e o oxigénio até às células tumorais, permitindo o crescimento do tumor. Alguns tumores podem dar origem ao crescimento de novos vasos sanguíneos que irrigam o próprio tumor e as áreas adjacentes. Estes tumores têm um maior fornecimento de nutrientes e oxigénio pelo que crescem mais rapidamente.
Cancro - Factos Importantes
O Cancro é a segundo maior causa de morte a nível mundial. Estima-se que foi responsável por cerca de 9.6 milhões de mortes em 2018. Em termos globais, 1 em cada 6 mortes é causada pelo Cancro
Aproximadamente 70% das mortes por cancro ocorre nos países em desenvolvimento (países de média e baixa renda).
De acordo com as estimativas da OMS, nos próximos 20 anos haverá um aumento de cerca de 6 milhões de mortes por causa oncológica e cerca de 10 milhões de novos casos.
O diagnóstico em estadios avançados ou a inacessibilidade de diagnóstico e tratamente são comuns. Em 2017, apenas 26% dos países em desenvolvimento reportaram a existência de serviços patológicos disponíveis no sector público. Mais de 90% dos países desenvolvidos reportam ter este tipo de serviço disponível, em comparação com menos de 30% dos países em desenvolvimento.
Apenas 1 em cada 5 países em desenvolvimento tem a informação necessária (como registos oncológicos) para dinamizar políticas de luta contra o cancro.
Informação traduzida e adaptada da Organização Mundial de Saúde e da International Agency for Research on Cancer.